J.J.M, gênero masculino, 59 anos, peso: 92 Kg, altura: 1,70 m, hipertenso há 10 anos, no entanto era um paciente que não seguia o tratamento e como consequência dessa hipertensão não controlada por mais de 10 anos o paciente nos últimos 4 meses vem apresentando fadiga, mal estar, edema, poliúria e perda de peso. Após uma consulta o médico desconfiou de doença renal e solicitou alguns exames para confirmar o quadro. A confirmação da doença renal crônica estágio 3 veio com o resultado da taxa de filtração glomerular 50 mL/min/1,73 m2 . O médico Nefrologista optou por iniciar o tratamento conservador com o objetivo de retardar a progressão a disfunção renal e prevenir complicações. J.J.M foi encaminhado ao Nutricionista como parte fundamental do tratamento. Supondo que você seja o Nutricionista responsável pelo acompanhamento do caso do Senhor J.J.M.: Calcule o valor energético total, distribuição de macronutrientese recomendações de minerais.
Respostas
respondido por:
0
Considerando as condições do paciente, o ideal seriam 3220 kcal, nos quais a maior parte deve ser de carboidratos, especificamente de alimentos que forneçam nutrientes benéficos aos rins. O sódio deve ser restringido ao máximo possível.
Particularmente, verduras, legumes, frutas frescas, frango e ovos. O paciente precisa se certificar de beber a quantidade adequada de água por dia (no mínimo 2 litros).
Alimentos processados ou gordurosos devem ser evitados, assim como aqueles que tem muito açúcar.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás