A) Comete a respeito da linguagem que constitui o poema.
B) É difícil entender o contexto?
C) Marque, no próprio texto, as palavras que rimam entre si.
D) Com base nas rimas, é possível verificar a musicalidade presente no poema. O que isso tem, portanto, a ver com cantiga? O que é uma cantiga?
E) Você diria que essa cantiga é de escárnio ou de maldizer? Por quê (Se necessário, faça uma pesquisa para diferenciá-las)
Respostas
a. A linguagem que constitui o poema é extremamente antiga, que é do período da Idade Média, o que explica palavras que soam estranho nos dias atuais.
b. É relativamente difícil entender o contexto.. Porém com algum esforço é possível compreender o poema Ai dona fea, fostes-vos queixar.
c. Palavras que rimam entre si no poema são Queixar e cantar, cantar e loar, todavia e sandia, perdom e coraçom, razom e loaçom, loei e trobei, farei e loarei.
d. Existe uma musicalidade presente no poema e que se relaciona com cantiga porque no período medieval os poemas também eram cantados. Cantigas são poemas que eram cantados pelos trovadores.
e. Essa é uma cantiga de escárnio porque as críticas são feitas de forma indireta. com ironias e ambiguidades presentes.
Abraços!
2) A relação entre os 7° e 8° parágrafo é de tempo, condição ou causa?
3) A palavra " perguntas " empregada no 1°parágrafo é retirada várias vezes do texto do texto. Retire três delas
4) A coerência e a coesão no texto comprem seu papel? Explique
5) Que palavra e expressões são utilizadas em referência do filósofo Mário Sérgio Cortella?