• Matéria: Geografia
  • Autor: crusherfooxi1234455
  • Perguntado 7 anos atrás

Preconceito e descriminação a questão dos refugiados e dos imigrantes no Brasil

Façam por favor um resumo sobre isso... Esse aí é meu tema

Respostas

respondido por: helenaavelar122
2

Resposta:

O Brasil é signatário das principais convenções internacionais sobre refugiados e tem uma lei específica sobre o tema. Mesmo assim cenas de violência contra refugiados estão se tornando comuns, como o ataque a um sírio, em plena Copacabana, no Rio de Janeiro, onde um homem investiu contra o Mohamed Ali que trabalha como ambulante vendendo comidas típicas. “Sai do meu país”, gritava o xenófobo com um pedaço de pau na mão.

“Acreditar que todos os muçulmanos são terroristas é o mesmo que afirmar que todos os cariocas são traficantes”, a analogia tem sido utilizada por defensores dos direitos humanos que afirmam que o Brasil tem capacidade para acolher mais imigrantes de zonas de guerra. E alertam para o fato de que nunca houve um atentado terrorista vinculado a esse grupo de pessoas em território brasileiro. Outra crítica sobre os refugiados é em relação ao acesso a benefícios públicos, a legislação brasileira permite que os estrangeiros que obtêm o visto temporário consigam todos os documentos e é permitido trabalhar no país com carteira assinada, matricular os filhos em escolas e até mesmo receber bolsas sociais do governo. Há quem ache que isso, em tempos de crise econômica, prejudica os direitos dos brasileiros, ou é mais do que a população nativa recebe. Curiosamente a crítica vem do mesmo grupo de pessoas que sempre atacou os benefícios sociais para as populações mais pobres.

  O perfil desses refugiados é de boa qualificação profissional, com muitos engenheiros, médicos e professores. Mais do que um risco para os brasileiros, isso pode ser uma oportunidade. Para comprovar, vai um dado utilizado pelos defensores dos direitos dos refugiados nos Estados Unidos: “Steve Jobs, fundador da Apple, a empresa de maior valor do mundo, era filho de um imigrante sírio”.

Explicação:

Perguntas similares