O trecho apresenta o protagonista do romance Fome, (1890), do norueguês Knut Hamsun (1859-1952), que, depois de doar um dinheiro recebido por engano numa devolução de troco em uma loja, demonstra euforia.
“Que gosto admirável, o de sentir-me novamente homem de bem! Os bolsos vazios já não me pesam, era uma delícia encontrar-me uma vez a nenhum. Refletindo bem, esse dinheiro, no fundo, me enchera de preocupações secretas, eu realmente me arrepiava ao pensar nele; não era uma alma endurecida, pois minha natureza honesta se indignara profundamente com aquela ação vil. Graças a Deus, reabilitara-me perante a consciência. – Imitem-me, simplesmente! – exclamei, olhando para a praça que formigava de gente – imitem-me simplesmente! – Dera alegria a uma pobre velha vendedora de doces; fora como uma bênção, e ela não sabia como render graças pelo benefício. Essa noite, seus filhos não iriam para a cama com fome... Excitava-me com esses pensamentos, e achava que me conduzira de maneira admirável. Graças a Deus, o dinheiro já não estava em minhas mãos.”
(HAMSUN, K. Fome. S. P.: Círculo do livro, s/d. Adaptado.)
A sensação do personagem em ser um homem de bem é sintetizada pela expressão:
A) " a praça que formigava de gente"
B) " fora como uma bênção "
C)“reabilitara-me perante a consciência”.
D)“render graças pelo benefício”.
Alguém me ajuuuddda por favor, é questão de prova e preciso de resposta correta , tem que ter certeza , não tem que achar se não nem responde, porr favooor preciso muito de ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Respostas
respondido por:
3
Explicação:
Quando se trata de interpretação de textos,temos q ler atentamente a cada detalhe, a resposta é alternativa b
respondido por:
2
Resposta: Letra (c)
marquei nessa prova a letra b e tava errada
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás