A Biogeografia é uma área que estuda a distribuição dos seres vivos no espaço através do tempo, assim, esse campo da ecologia estuda a distribuição da vida com base em sua dinâmica na escala espacial e temporal no planeta Terra. É um parâmetro útil para entendermos qual a forma e como os organismos estão distribuídos no planeta e por que os organismos estão em determinado local. SAMPAIO, A. C. F.; SOARES, L. C.; BEHREND, R. D. L. Biologia e Biodiversidade. 2018. A diversidade regional das espécies é controlada por área e distância, devido ao balanço entre as taxas de migração e extinção. Considerando a diversidade regional, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas: I. A riqueza de espécies aumenta com a redução da área amostrada. II. Devido ao isolamento natural das ilhas, a diversidade de espécies mostra uma forte relação negativa com a distância da fonte principal de espécies. III. As ilhas mais distantes das fontes populacionais, tais como áreas continentais ou habitats não fragmentados, apresentam menos espécies do que ilhas próximas a essas fontes. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, F, V Alternativa 2: V, V, F Alternativa 3: F, V, V Alternativa 4: F, F, V Alternativa 5: F, F, F
Respostas
Alternativa 3.
Segundo vários autores, a diversidade regional de espécies aumenta quando se observa uma maior área, portanto, a diminuição da área amostrada causaria a diminuição da riqueza de espécies. Portanto, a afirmativa I é falsa.
Segundo a Teoria da Biogeografia de Ilhas ou Teoria do Equilíbrio Biogeográfico Insular, proposto na década de 60 pelos pesquisadores Robert Helmer MacArthur e Edward Osborne Wilson, as comunidades insulares tendem a ser mais pobres em espécies quando comparadas com comunidades continentais equivalentes. Da mesma maneira, quanto mais isolada (distante do continente), menor será sua riqueza em espécies. Dessa forma, podemos dizer que as afirmativas II e II são verdadeiras.
Resposta:
Apenas para reforçar, alternativa 3 (FVV)
Explicação: