A palavra Op Art deriva do inglês Optical Art e significa Arte Óptica. Esse termo pode ter sido usado pela primeira vez pelo artista e escritor Donald Judd, em uma revisão de uma exposição de “Pinturas Ópticas” por Julian Stanczak. Mas tornou-se popular por seu uso em um artigo de revista Time, de 1964. Ainda que traga rigor na sua construção, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Apesar de ter ganhado força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art, pois é excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto às da ciência e da tecnologia. A razão da Op Art é a representação do movimento através da pintura apenas com a utilização de elementos gráficos.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte. Maringá -PR: Unicesumar, 2019.
Conforme exposto no texto acima, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O apelo emocional é um componente indispensável nas obras de Op Art, tal e qual ocorre na Pop Art, o que reforça sua maior proximidade das ciências humanas.
II. Pode-se destacar que a Op Art é, demasiadamente, cerebral e sistemática, isso, a torna mais próxima das ciências do que das humanidades.
III. Donald Judd foi o primeiro a utilizar a palavra Op Art, entretanto, a popularização do termo ocorreu ao ser usado em um artigo da revista Time.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F.
Respostas
Resposta:
V, F, V.
Explicação:
A palavra Op Art deriva do inglês Optical Art e significa Arte Óptica. Esse termo pode ter sido usado pela primeira vez pelo artista e escritor Donald Judd, em uma revisão de uma exposição de “Pinturas Ópticas” por Julian Stanczak. Mas tornou-se popular por seu uso em um artigo de revista Time, de 1964.
Ainda que traga rigor na sua construção, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Apesar de ter ganhado força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento.
Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art, pois é excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto às da ciência e da tecnologia.
Resposta:
VFF
Explicação:
conforme pg 15 do livro"A palavra Op Art deriva do inglês Optical Art e significa Arte Óptica. Esse termo pode ter sido usado pela primeira vez pelo artista e escritor Donald Judd, em uma revisão de uma exposição de “Pinturas Ópticas” por Julian Stanczak. Mas tornou-se popular por seu uso em um artigo de revista Time, de 1964.
Ainda que traga rigor na sua construção, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Apesar de ter ganhado força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento.
Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art, pois é excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão limitadas quanto às da ciência e da tecnologia"