Respostas
Resposta:
Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.
Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.
O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, "a essência do homem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente. Logo quem pensa é consciente de sua existência, "penso, logo existo."
O elemento chave para o bem pensar ou pensar por nós mesmos é a reflexão. Sim, nessa pesquisa encontrei um blog (da Adriana Tanese Nogueira) que me fez realmente pensar! Vivemos na triste realidade onde há pessoas demais que desconhecem o que significa refletir. Acreditam que quando "pensam" já estão fazendo seu melhor e não percebem que pensar pode ser como um jogo de dominó onde as peças são arranjadas de forma diferente, segundo novas combinações, mas são sempre as mesmas. O que essas pessoas fazem não é pensar, mas repetir o que já sabem.
Para pior as coisas, esses conteúdos são geralmente o que Silvia Montefoschi chama de "pensados". Produtos do pensamento que são importados de fora via estudo, família, revista de fofoca, livro, televisão. Os pensados são as peças do dominó e supostamente representariam a realidade.
Pensar é captar o que está fora do já pensado e elaborá-lo. Elaborar quer dizer digerir, processar o novo, observar o dado de diversos pontos de vista, aguentar o vazio da falta de respostas prontas, a dúvida e o questionamento. Elaborar é um aspecto do pensar. Uma vez processado o conteúdo novo, a pergunta, a situação, ela é integrada ao conhecimento dado e ao comportamento. Pensamento que se respeita muda o real, transforma a visão que se tem da realidade e nossa posição nela. Pensamento que se respeita nos dá ferramentas para a ação.
Pensar é um ato de pessoas livres. Livres da repetição de saberes importados de fora e livres da angústia de ter que "saber tudo". Livres também do medo de não saber, do pânico do vazio, indispensável para abrir espaço para o novo. Pelo jeito, pensar é para eleitos.
Depois de tudo assimilado, depois de tudo associado, temos que parar e voltarmo-nos para o nosso interior, propondo, inclusive, uma mudança comportamental como foi dito. Santo Agostinho, um dos expoentes da Escolástica, sugere que façamos o que ele fazia todas as noites, antes de dormir: "repassava mentalmente o que fizera durante dia, indagando como fora em palavras, pensamentos e atos". Quem nunca parou antes de dormir com a cabeça encostada no travesseiro e refletiu sobre a vida? Como um olho que volta para si mesmo.
Resposta:
Pensar o q??????
Explicação: