• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: cintiamariano2016
  • Perguntado 7 anos atrás

Para responder a questão deve ser produzido um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres) com suas próprias palavras, para cada resposta. Não são permitidas cópias do material didático nem de outras mídias faladas ou audiovisuais, sob pena de anulação da resposta ou pontuação correspondente. É importante ter originalidade e apresentar clareza na produção, vocabulário adequado, coerência com o questionamento citado e com as regras ortográficas.

As exportações do agronegócio somaram US$ 102,1 bilhões nos 12 meses até janeiro de 2019, equivalente a 42,3% de todas as exportações do país. E gerou superávit comercial de US$ 88,1 bilhões no período. Em 2018, o setor também registrou participação de aproximadamente 23% do PIB, segundo estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). [...] Para produtores rurais e exportadores agropecuários, está claro que o setor virou de vez um alvo preferencial da sanha tributária dos Estados. [...] Diante da crise fiscal que ainda vive o país, vários Estados pretendem taxar tanto a produção quanto as exportações do agronegócio.

Tendo como base a citação acima responda as questões que seguem:

a) Uma vez que o governo interfere no agronegócio por meio de isenção e incentivo fiscal, aponte a política econômica que os formula, assim como as diferenças entre estes instrumentos.

b) Em sua opinião quais são os impactos decorrentes de cortes de subsídios, isenções e/ou aumento de impostos sobre o agronegócio? Explique como a política cambial interfere no agronegócio.

Respostas

respondido por: thaynnaba
3

a) a política econômica de incentivo fiscais a empresas de agronegócio é uma política interventiva.

Isso porque a política interventiva se torna necessária no Brasil tendo em vista a necessidade de atrair investidores por meio de incentivos fiscais para que esses investidores possam gerar emprego e renda.

b) O impacto principal vem no quesito de fuga de investimentos para outros países.

Importante notar que o Brasil apenas de forma recente foi bem visto pelos investidores.

Assim, é necessário ainda fomentar meios de propiciar que esses investidores coloquem seu dinheiro no Brasil.

espero ter ajudado!


cintiamariano2016: muito obrigada, excelente <3
Perguntas similares