Respostas
Resposta:
Fatores bióticos
Os fatores bióticos dizem respeito a todos os elementos associados à interação dos organismos vivos presentes em um ecossistema, como os animais e vegetais.
Essas relações constituem uma comunidade biológica, influenciando as populações por meio das interações ecológicas — como a predação, o parasitismo ou a competição.
Nas relações bióticas interespecíficas favoráveis encontram-se:
. o comensalismo, interação em que uma das espécies é beneficiada sem prejuízo da outra;
. e o mutualismo, associação em que ambas as espécies beneficiam, podendo ser um caso de cooperação, em que ambas as espécies beneficiam da associação facultativa, ou de simbiose, uma relação obrigatória para a sobrevivência de ambas as espécies.
As relações bióticas interespecíficas desfavoráveis incluem:
. o antagonismo, interação em que uma das espécies prejudica a outra;
. a competição, relação em que ambas as espécies são prejudicadas:
. e a exploração, que inclui interações obrigatórias para uma das espécies, com prejuízo da outra. A predação, interação biótica em que uma espécie (predador) se alimenta de outra (presa) e o parasitismo, interação em que uma das espécies (parasita) se alimenta da outra (hospedeiro), sem, geralmente, lhe causar a morte, são relações bióticas de exploração.
O principal efeito dos fatores bióticos pode ser visto nas cadeias alimentares, formadas pelos vínculos entre os organismos autótrofos, que produzem o próprio alimento, e os heterótrofos — que não conseguem produzir seus alimentos e precisam ingerir outros organismos.
Um ecossistema possui basicamente três tipos de componentes bióticos: os organismos produtores, que sintetizam seu próprio alimento e são a base da cadeia alimentar, os consumidores, que precisam se alimentar de matéria orgânica de outros organismos para sobreviver (seja de um produtor ou de um outro consumidor) e os decompositores, responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica dos tecidos mortos de produtores e consumidores.