No intuito de aperfeiçoar o modelo que visava o tratamento e a cura de doenças, o Sistema Único de Saúde (SUS) aprimorou o modelo de saúde para que, as ações se voltassem a promoção da saúde. Essa ação abriu as portas para a intervenção do profissional bacharel em Educação Física na área da saúde pública. TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando o exposto acima e o material da disciplina, analise as afirmações: I. O bacharel em Educação Física é um dos profissionais que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). II. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um tipo de programa público que visa prevenir doenças, melhorando assim, a saúde pública. III. O bacharel em Educação Física atuante na saúde pública deve intervir profissionalmente de forma geral e ampliada, enfocando sobre os aspectos biológicos dos pacientes pois os mesmos se encontram hospitalizados. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e III. Alternativa 2: I, apenas. Alternativa 3: II, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: II e III, apenas.
Respostas
Resposta:
l e ll
Explicação:o objetivo é trabalhar com a promoção de saúde (prevenção).
Resposta: Alternativa 4: I e II, apenas.
Explicação: LIVRO INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ( paginas 51 e 52)
Para suprir a demanda de atenção básica à saúde, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado em 2008, com a perspectiva de unir profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como médicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, médicos ginecologistas, psicólogos, médicos psiquiatras, médicos homeopatas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, acupunturistas, médicos pediatras e terapeutas ocupacionais, a fim de proporcionar atendimento amplo e qualificado, melhorando à saúde pública.
Tais programas se destacam, pois, ao organizarem ações estratégicas para a prevenção de doenças, não apresentarem custo elevado, quando são estruturados adequadamente, reduzem os gastos públicos com a saúde pública,
Convém observar que esse novo modo de pensar e de intervir na saúde pública requer que a intervenção profissional, no âmbito da Educação Física, seja repensada e readequada. Por isso mesmo, é indispensável que o profissional tenha um olhar centrado nas pessoas, o que vai muito além de considerar apenas os aspectos biológicos dos sujeitos.