Nas eleições 2018, o termo "fake news" entrou definitivamente no vocabulário brasileiro. Não é difícil de entender o porquê. As informações falsas, fabricadas intencionalmente para atingir um fim político, foram divulgadas à exaustão no período eleitoral, fosse em mensagens de Whats app, postagens no Facebook ou em comentários no Twitter. Quem tem um celular ou um perfil em redes sociais dificilmente passou imune.
As instituições não sabem muito bem o que fazer para combater o fenômeno. Por isso, vale a pena ouvir Evgeny Morozov, um dos principais especialistas sobre a relação entre política e tecnologia, que tem sua própria fórmula.
Primeiro, diz Morozov, é preciso multar as empresas de tecnologia que permitem a difusão de fake news - e que, em última instância, lucram com isso, já que sua lógica de negócios é manter o usuário ativo para vender anúncios e coletar seus dados pessoais.
O próximo passo seria criar um conselho independente, para decidir o que é verdade ou não. E, por último, criar estruturas de comunicação alternativas, que tenham outra lógica de negócios. De certa forma, é voltar para o conceito do correio, em que o único objetivo é fazer as pessoas se comunicarem, sem coleta de dados, sem oferta de produtos.
ROSSI, Amanda. Empresas que permitem disseminação de fake news devem ser multadas, diz um dos principais teóricos sobre a relação entre política e tecnologia. BBC News Brasil. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 2019.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I. O termo Fake News se consolidou como sinônimo de mentiras a partir das eleições de 2018 no Brasil.
II. A punição das plataformas em que circulam as fake news é importante para inibir esse tipo de atitude.
III. A definição sobre o que é verdade deve partir do Estado e das próprias plataformas em que circulam as fake news.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
Alternativa I e II estão corretas.
Explicação:
a alternativa III está incorreta, loga devemos eliminar as Alternativas 4 e 5; Pois não compete ao Estado interferir em empresas privadas.
Alternativa 5: = II e III, apenas.
respondido por:
12
Alternativa 1:
II, apenas.
I. Falso - O enunciado fala que o termo "fake news" entrou definitivamente no vocabulário brasileiro nas eleições 2018.
Porém, não significa que elas tenham surgido nessa época
As notícias falsas sempre existiram.
II. Verdadeiro - Segundo Evgeny Morozov, é preciso multar as empresas de tecnologia que permitem a difusão de fake news e, assim, inibir esse tipo de atitude.
III. Falso - Não há uma definição absoluta da verdade. Além disso, não cabe ao Estado, muito menos às plataformas determinar o que é verdade.
II, apenas.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
II, apenas.