Como Sócrates se opunha aos sofistas em relação ao conhecimento da verdade?
voce concorda com Socrates, com os sofistas ou discorda de ambos? Justifique
Respostas
Resposta:
Sócrates dizia que o sofistas não eram filósofos, pois não tinham amor a sabedoria e nem respeito pela verdade, eles apenas defendiam qualquer idéia que fosse vantajosa. Os sofistas corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam eles acreditarem que a mentira e o erro valiam tanto quanto a verdade.
Concordo com Sócrates, pois é preciso se conhecer e não tentar persuadir alguém com uma mentira, tentando o convencer até o fim. Você não precisaria persuadir alguém se a verdade que você obtivesse através do dialogo estivesse presente em toda a situação.
Resposta:
Bem, aqui vai algumas diferenças:
1) Platão defendia o Inatismo, já Aristóteles defendia o Empirismo.
2) Aristóteles acredita que o conhecimento é formado por informações de graus chamados de sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. O filósofo diz que não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, um é continuação do outro, a única separação que existe é entre as seis primeiras formas e a última forma, pois a intuição é puramente intelectual.
Já para Platão, nós nascemos no mundo sensível com as idéias já formuladas em nossas mentes que foram conhecidas através do mundo inteligível, mas muito guardadas, então é necessário relembra-las. Para ele, existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. As duas primeiras não são concretas, então podem ser descartadas, sendo as duas últimas formas de fazer a filosofia.
3) A teoria de Platão não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já através do princípio Aristotélico, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível.