• Matéria: Química
  • Autor: manuellarayssas5850
  • Perguntado 7 anos atrás

"O grupo 13 da tabela periódica (boro, alumínio, gálio, índio e tálio) é o primeiro grupo do bloco p. Seus elementos possuem configuração eletrônica ns2np1 e, consequentemente, seu maior numero de oxidação é + 3. O boro e o alumínio são os dois primeiros elementos desse grupo." Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. Ao deslocar-se no grupo do boro para o tálio, algumas exceções nas tendências podem ser vistas como, por exemplo, o raio atômico e a afinidade eletrônica.


PORQUE


II. Na análise da configuração eletrônica observa-se a presença de elétrons d que oferece uma blindagem menos eficiente da carga nuclear efetiva que os elétrons s e p. Isso faz com que os elétrons externos fiquem mais firmemente ligados ao núcleo e a presença de elétrons f afeta ainda mais este comportamento, conforme aumenta o número atômico dos elementos dentro do grupo 13.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
1

Sobre as asserções cabe saber que as duas estão corretas.

A afinidade eletrônica ou eletroafinidade é uma propriedade periódica (pois é correspondente ao número atômico dos elementos e apresenta uma ordem de crescimento nos períodos e grupos da tabela periódica) relacionada com a quantidade de energia liberada por um átomo ao receber um elétron ou a um ânion ao perdê-lo.

A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron  em um átomo polieletrônico.  A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo  devido ao efeito dos elétrons internos.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares