2. Leia atentamente o texto de autoria de Frei Caneca:
poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave-mestra da nação brasileira e o garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo dos seus
direitos o Senado, que é o representante dos apaniguados do Imperador. Esta monstruosa desigualdade das duas Câmaras, além de se opor de frente ao sistema constitucional, que se deve chegar o mais possível
à liberdade civil, dá ao imperador, que já tem de sua parte o Senado,
o poder de mudar a seu bel-prazer os deputados, que ele entender,
que se opõem aos seus interesses pessoais, e fazer escolher outros de sua facção, ficando o povo indefeso nos atentados do imperador contra
seus direitos, e realmente escravo, debaixo porém das formas da lei,
que é o cúmulo da da desgraça [...]
a) Qual é a crítica feita por Frei Caneca contra o imperador Retome os textos
do capitulo e explique o objeto de sua crítica com mais detalhes.
b) Escreva, em um parágrafo, um comentário relacionando esse texto ao que
você aprendeu neste capítulo a respeito de Frei Caneca e da Confederação
Equador
Respostas
A critica foi feita ao autoritarismo de D. Pedro l
a) A critica feita ao imperador era pelo autoritarismo do mesmo, a critica se dirigia a nova " invenção maquiavélica " do mesmo, o poder moderador, representante da opressão do povo brasileiro. Com ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo dos seus direitos o Senado, que é o representante dos apaniguados do Imperador; ele pode mudar a seu bel-prazer os deputados que se opõem aos seus interesses pessoais, assim ficando o povo indefeso nos atentados do imperador contra seus direitos, se prejudicando com tanto autoritarismo e poder.
b) A confederação do equador foi um movimento separatista e republicano, que teve como inspirações as independências da América latina; pretendia unir as províncias de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte numa república federativa independente do Brasil (Exemplos de seus motivos são: a dissolução da assembleia constituinte e a constituição outorgada de 1824). Para combater a revolta, D. Pedro I contratou mercenários da Escócia, Frei Caneca foi fuzilado.
a) Frei Caneca critica o autoritarismo imposto pelo então imperador D.PedroI, através da criação do poder moderador, representante da opressão do povo brasileiro. Este poder permitia que o imperador dissolvesse a Câmara dos Deputados, manipulando a Câmara e o Senado sem uma oposição que defendesse os interesses do povo.
b) A Confederação do Equador foi um movimento separatista e republicano, iniciada em Pernambuco e que se espalhou para outras províncias nordestinas como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para combater a grande revolta, D. Pedro I enviou mercenários estrangeiros que chegaram a fuzilar Frei Caneca, líder da revolta.
O Revolucionário Frei Caneca
Frei Caneca defendia a igualdade entre os homens e a autonomia das províncias, lutando contra opressão e autoritarismo do imperador D. Pedro I, Frei Caneca reuniu seguidores que iniciaram o movimento revolucionário conhecido como Confederação do Equador, nome dado devido à proximidade da região Nordeste com a linha do Equador.
Confira mais informações sobre Frei Caneca aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11804047
#SPJ2