Respostas
Pela Bala Inter Coetera, seria traçada uma linha imaginária, de pólo a pólo, a cem léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Todas as terras a oeste dessa linha pertenceriam à Espanha e a leste, a Portugal. Os soberanos portugueses protestaram contra a divisão do mundo feita pelo papa. Para evitar conflitos na Península Ibérica, o mesmo papa, em 1494, arbitrou um novo acordo, assinado na cidade espanhola de Tordesilhas.
Pelo Tratado de Tordesilhas, uma nova linha imaginária foi traçada a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. As terras a oeste dessa linha pertenciam à Espanha e as terras a leste, a Portugal. Essa partilha foi decretada sem nenhum embasamento geográfico, já que o novo continente era desconhecido. No entanto, resultaram em um equilíbrio quase perfeito entre as duas potências na América do Sul.
A Espanha ficou com 8,7 milhões e Portugal com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. A Terra Nova, na América do Norte, e boa parte do Brasil pertenciam aos lusitanos, enquanto o resto da América tomava-se propriedade espanhola. Portugal garantia para si a África, ou seja, a rota marítima para as Índias