Considerando que, farmacocinética é " o que o organismo faz com o fármaco ", e isso a distingue da farmacodinâmica, que é "o que o farmaco faz com o organismo". Em relação ao assunto, analise as assertivas e a assinale a alternativa que aponta a (s) correta(s). I. A absorção é definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e pode ser influenciada por fatores inerentes ao medicamento, por exemplo, a qualidade da formulação e pH. II. Fármacos agonistas possuem afinidade e atividade intrínseca pelo receptor; fármacos antagonistas não possuem afinidade nem atividade intrínseca pelo receptor. III. A transformação compreende duas fases, sendo a primeira catabolólica, e a segunda, anabólica. IV. Enzimas e canais iônicos podem ser alvos moleculares para a ação de drogas.
Respostas
As afirmativas I e IV estão corretas.
Os fármacos antagônicos podem ter sim afinidade pelos receptores, porém, ele não terá atividade intrínseca.
A farmacologia se divide em farmacodinamia e farmacocinética, e cada medicamento possui o seu mecanismo de ação pelo corpo, e a sua forma de metabolização.
A farmacodinâmica fala quais são os efeitos dos medicamentos nos organismos, tendo em vista que cada medicamento possui um efeito especifico e é processado de uma forma especifica.
Já a farmacocinética fala sobre o caminho que um fármaco percorre para causar o seu efeito o organismo, além dos seus impactos no organismo, essa ciência é importante para se ter noção de como ocorre o metabolismo de determinados fármacos e quais são os seus possíveis efeitos nos tecidos.
certo, por exemplo a qualidade da fórmula e o ph