Respostas
O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, é a mais conhecida e celebrada data nacional. Está associada à proclamação feita, em 1822, pelo príncipe D. Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, acontecimento que teria assinalado o rompimento definitivo dos laços coloniais e políticos com Portugal.
Entretanto, o episódio do Ipiranga não teve repercussão no momento em que ocorreu, pois a separação do Reino europeu não era uma decisão consensualmente aceita pelos diferentes segmentos da sociedade na época. Tanto o delineamento do Império e da monarquia constitucional quanto o reconhecimento da data de 7 de setembro como marco da história da nação brasileira foram resultado de complexo processo de lutas políticas que tiveram lugar no Rio de Janeiro e nas demais províncias do Brasil durante a primeira metade do século XIX.
Explicação:
Espero Ter Ajudado
O feriado de 7 de setembro é parte do calendário pátrio brasileiro, estabelecido como consequência da declaração da independência nacional em 1822, um dia considerado glorioso para a nação, tendo em vista a separação oficial de Portugal, algo que remetia a explorações em várias vertentes.
O feriado de 7 de setembro
Devido às realizações de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, o dia 7 de setembro é alvo de inúmeras mitologias que visam enaltecer o caráter heroico de tal acontecimento, que teria sido bem mais simples, cujo grito "Independência ou morte", nem mesmo teria acontecido, porém, tratam-se de efeitos históricos para deixar a ocasião mais dramática.
Aprenda mais sobre a independência do Brasil: brainly.com.br/tarefa/46773416
#SPJ2