Pesquise em livros revistas jornais na internet artigos sobre o tribunal de Nuremberg: O que foi o que estava sendo julgado em seguida Analise os argumentos oficiais nazistas que alegaram em sua defesa estarrem apenas "seguindo ordens" faça um registro de suas conclusões
Respostas
e o hitler que mata geeal
Resposta:
O tribunal de Nuremberg foi estabelecido entre 1945 e 1946 pelos governos dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética com o intuito de julgar alguns dos crimes cometidos durante o período do conflito. Era muito comum que os julgados no tribunal, os oficiais nazistas, dessem como justificativa que fizeram alguma coisa porque receberam ordens e não tinham outra alternativa. Contudo, nessa tentativa fracassada de dar uma desculpa, não tiveram seus crimes absolvidos, mas tiveram suas penas reduzidas em alguns casos. Nesse período de 2° guerra, podemos notar em relatos históricos e em cartas, bem como em diários, que os oficiais que desobedecessem às ordens vindas de Hitler, no mínimo iam ser presos, e em outros casos, executados, exilados ou torturados.
Nesse contexto, podemos considerar que os oficiais tinham duas opções: a primeira, descumprirem as ordens e serem subjugados as punições antes mencionadas, e a segunda, cumprirem as ordens e continuarem cumprindo outras, que, hipoteticamente, embora fossem contra as suas convicções, estariam cumprindo por temerem as punições, gerando, portanto, no mínimo, arrependimento, por estarem fazendo algo que não querem. Nessa situação que apresentei, pelo fato de os oficiais terem tido duas opções, tinham a possibilidade de escolher entre elas como bem entendessem, havendo, então, a liberdade de escolha, mas sabendo que cada uma delas estaria resguardando consequências: morte ou dormir com a cabeça pesada, em ambas os oficiais têm de assumir que o peso das ações deles caíram nas costas dos mesmos, a responsabilidade por seus atos, ou seja, aceitar as consequências de ficarem em cárcere ou viverem arrependidos. Você escolheu cumprir as ordens, você escolheu não escolher cumprir as ordens, em ambos os casos os oficiais são condenados a serem livres, é obrigados a realizarem escolhas. Mas entre uma escolha e outra, o mais ético seria escolher não cumprir as ordens, uma vez que eles, mesmo sabendo das consequências, estariam salvando os judeus ao colocar a vida deles acima das suas. Mas não, os nazistas escolheram serem egoístas e antiéticos, sacrificando milhares de vidas por uma. O réu é culpado.
Espero ter ajudado!
Se puder, avalie minha resposta pelas estrelinhas e, se gostou dela, pelo coraçãozinho.
*Caso algum erro seja identificado em meu raciocino, por favor, me avise.