Segundo Chauí (Ática), a filosofia, tal como se conhece no ocidente, é um fenômeno grego, porque os gregos:
1- elaboraram um pensamento capaz de promover rupturas políticas importantes
2- construíram um tipo de pensamento que estabeleceu rupturas com o mito.
3 - foram os primeiros a elaborar um tipo de raciocínio explicativo que estabelece certas concepções e formas de expressão do pensamento que tem marcas originais.
4- foram os primeiros a utilizar a sabedoria como interpretação do mundo.
5- elaboraram um tipo de pensamento que traz explicações sobre as coisas por meio de ideias que exprimem contradições.
Resposta;
3 - foram os primeiros a elaborar um tipo de raciocínio explicativo que estabelece certas concepções e formas de expressão do pensamento que tem marcas originais.
Respostas
A alternativa correta é a '3'.
A filosofia surge da necessidade de despertar o lado racional humano, com isso, pode - se refletir, argumentar e pensar de maneira lógica e racional a cerca das coisas.
A filosofia se diverge totalmente da cosmologia, uma vez que pode - se ver o forte uso da razão por meio dos argumentos e teses.
Dessa forma, a filosofia mesmo não sendo considerado ciência atua diretamente na vida das pessoas.
Bons estudos!
Resposta:
foram os primeiros a elaborar um tipo de raciocínio explicativo que estabelece certas concepções e formas de expressão do pensamento que tem marcas originais.
Explicação:
A Filosofia é uma das cinco leituras que se pode fazer do real ao lado do senso comum, da arte, da religião e da ciência. Sua importância consiste na capacidade de abstração, ou seja, na reflexão sobre os objetos no âmbito do pensamento. Filosofia é uma forma de pensar que toma a razão como fundamento e analisa em que medida algo pode ser falso ou verdadeiro (lógica), certo ou errado (ética), conhecido ou ideológico (teoria do conhecimento), belo ou não (estética), e por fim, em que medida a existência pode espelhar a essência Na Grécia Antiga, os gregos encontravam as respostas fundamentais para solucionar suas questões da existência na religião e no mito. No século VI a.C, alguns pensadores propuseram uma outra forma de investigar e explicar a existência e origem do mundo, utilizando argumentos racionais. Os Pré-Socráticos partindo de elementos presentes no mundo natural (a natureza) não invocam nenhum auxílio sobrenatural, nem a religião e nem o mito..O Mito segundo Japiassu "É o relato simbólico que não revela imediatamente qualquer reflexão sobre fatos realizados por agentes impessoais ou forças da natureza, mas representados por seres pessoais. Esses relatos constituem, em suma, a mitologia,acrescentando-se neles as crenças respectivas. a Filosofia é a produção constante de novos conhecimentos, partindo do questionamento e alcançado através da busca, da investigação e que depois de sistematizado deve ser aplicado com Ética, a filosofia é um não a mesmice e a acomodação.