Nas primeiras décadas do XX, a avaliação educacional no Brasil foi fortemente influenciada pelos estudos norte-americanos. A respeito das contribuições desses estudos na avaliação, pode-se afirmar que a: a. avaliação consistia em estabelecer juízo de valores para identificar a capacidade de aprendizagem dos alunos. b. avaliação, enquanto elemento constitutivo do processo pedagógico, deveria estar atrelada ao currículo escolar. c. avaliação deveria aferir o conhecimento do aluno mensurando o grau de seu conhecimento. d. avaliação focava nos objetivos educacionais previamente estabelecidos. e. avaliação era empregada para promover a democratização do ensino devido à sua função política.
Respostas
Resposta:
avaliação deveria aferir o conhecimento do aluno mensurando o grau de seu conhecimento.
Explicação:
No início do século XX, estudos norte-americanos influenciaram a concepção de avaliação no Brasil, que deveria aferir o conhecimento do aluno mensurando o grau de seu conhecimento (alternativa C correta).
A influência de Robert Thorndike nas práticas avaliativas
No início do século XX, nos EUA, ocorre o movimento dos testes educacionais, desenvolvido por Robert Thorndik, psicólogo norte-americano que se notabilizou pelas pesquisas comparativas de testes de desempenho de alunos de diferentes países.
A avaliação formal era feita mediante testes, de cunho objetivo, com a finalidade de mensurar mudanças comportamentais nos alunos.
Essa concepção estava inserida dentro de um contexto de busca de racionalização e padronização do ensino, que influenciou fortemente o Brasil.
Para saber mais sobre práticas avaliativas, acesse:https://brainly.com.br/tarefa/19311970
#SPJ2