• Matéria: Pedagogia
  • Autor: 111516
  • Perguntado 7 anos atrás

Arte e Musica na Educação, Fundamentos e Práticas
Semana 4
Pergunta 1
Sobre o texto “O pensamento artístico modernista, a arte infantil e a educação
artística", o objetivo da educação artística na infância tem sido o de preservar a espontaneidade do traço da criança em detrimento de uma pré-moldagem acadêmica que formate um padrão estético. Esta afirmação:

É verdadeira no âmbito do pensamento moderno e pós-moderno da educação artística.

Só é verdadeiro no âmbito do pensamento pós-moderno da educação artística.

Não é verdadeiro em nenhum caso.

Pergunta 2
Quando se considera este modelo de educação artística, ou seja, o que procura deixar livre a expressão criativa infantil, sem forçar a imitação de formas já consagradas, entende-se que, para os modernistas, o valor subjacente da arte seria:

A manifestação de uma arte que se queira bela e modelada segundo um padrão pré-estabelecido.

A manifestação autêntica e espontânea de um traço expressivo do espírito.

A manifestação de um modelo de beleza segundo o contexto específico do artista ou da criança.

Pergunta 3
Segundo o texto de Denise Nalini, o ensino da arte no Brasil é:

Um ensino precário de tendências conflitantes e pedagogias excludentes convivendo lado a lado.

Um ensino rigorosamente direcionado por tendências pedagógicas específicas.

Um ensino com uma profusão de tendências pedagógicas diferentes, que enfatizam muitos modos de proceder e entender o trabalho com arte-educação.

Pergunta 4
Segundo o mesmo texto, as 3 grandes tendências que se alternaram durante o século XX na Arte-educação foram:

Expressionista, reconstrutivista e racionalismo técnico.

Expressionista, racionalista e abordagem triangular.

As 3 grandes tendências se fundiram na chamada Abordagem Triangular.





Pergunta 5
Leia a citação:
“Um professor que critica o desenho do seu aluno de Educação Infantil, pedindo correções em cores e proporções, tentando aproximar a imagem do mapeamento do mundo físico, impede a criança de viver sua arte com ressonância em seu mundo interior, ficando os objetos de suas experiências condicionados a cânones adultos, desinformados em relação à arte e à arte infantil, sendo esse legado da arte/educação modernista válido até hoje.”
O argumento que melhor descreve o parágrafo é:

O professor nunca deve mostrar nada como referência aos seus estudantes, para não influenciá-los e moldá-los segundo padrões pré-estabelecidos.

O professor sempre deve privilegiar a vivência da criança no tocante a seu mundo interior, aproveitando suas experiências e seu imaginário, nunca limitando ou condicionando seu olhar.

A criança não deve ser de maneira nenhuma conduzida em seu processo de descoberta artística, o professor deve deixá-la totalmente livre.

Respostas

respondido por: marildaroene
1

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