Respostas
☰
InfoEscola
Notícias
Exercícios
Enem
Cursos Online
Cupons de desconto
Disciplinas
Artes
Astronomia
Biologia
Ciências
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
História
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Química
Redação
Outros assuntos
Administração
Biografias
Curiosidades
Direito
Doenças
Drogas
Economia
Educação
A imunização é um conjunto de métodos terapêuticos destinados à aquisição de proteção imunológica contra doenças de caráter infeccioso. É uma ferramenta comprovada para controle e eliminação de doenças infecciosas que ameaçam a vida e estima-se evitar entre 2 e 3 milhões de mortes a cada ano.
O desenvolvimento do primeiro método de imunização é atribuído ao médico inglês Edward Jenner no final do século XVIII. Jenner comprovou que a varíola bovina conferia proteção contra a varíola humana, inoculando em seres humanos material obtido das lesões da varíola das vacas. Procedimentos de imunização contra varíola, parecidos ao elucidado por Jenner, já eram usados popularmente na China, no Sudão e em outros países. A esse processo deu-se o nome de variolação, e mais tarde, após os experimentos de Louis Pasteur, ficou conhecido por vacinação.
Os processos que conferem imunidade podem ser classificados como imunidade passiva e imunidade ativa. A imunidade passiva é a imunização por meio da transferência de anticorpos específicos de um indivíduo imunizado para um não-imunizado. A imunidade passiva é natural quando há transferência de anticorpos da mãe para o filho via placenta ou pela amamentação; é artificial quando há a passagem de anticorpos prontos em soros. A imunidade ativa é aquela produzida pelo corpo após exposição a um antígeno. Assim, o indivíduo imunizado tem um papel ativo na geração da resposta imunológica. A imunidade ativa pode ser natural, quando adquirida através de doença, ou passiva, quando adquirida por meio de vacinas.
Resposta: Das duas formas!
Explicação:
A imunidade ativa pode ser natural, quando adquirida através de doença, ou passiva, quando adquirida por meio de vacinas. A mais comum para nós é a passiva, tomamos vacinas para evitar diversas coisas.