• Matéria: História
  • Autor: familiamariano18
  • Perguntado 7 anos atrás

4. A sociedade contemporânea , criada pela Revolução Industrial, é marcada pela ideia de produtividade, pelo culto ao corpo do jovem, pela urbanização e pelo embate entre o ''antigo'' e o ''moderno'' , entre a tradição e a inovação. Essa situação se constitui em mais um ingrediente da situação vulnerável em que se encontram os idosos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, vitimas de maus-tratos.
A notificação da violência contra o idoso e um fenômeno recente. Desde 2003, com promulgação do Estatuto do Idoso, o governo brasileiro vem buscando enfrentar esse problema de maneira confundente. Entretanto, os desafios são muitos. Em, 2017, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos registrou 32.632 denuncias de violação aos direitos dos idosos: exploração financeira, violência física e psicológica, abandono e isolamento social são os tipos mais comuns. A carência afetiva e financeira ajuda a explicar esses números. Na maioria dos casos, o agressor é um parente próximo da vítima.

A) De que maneira a revolução Industrial lançou uma visão depreciativa sobre a velhice?

B) Em sua opinião, por que os familiares dos idosos são, na maioria dos casos, seu próprios agressores? A que tipo de violência os idosos estão sujeitos?


GENTE ME AJUDEM!!!

Respostas

respondido por: loly58
8
  1. de maneira que as pessoas prefiram se concentrarem nas novas "novidades" do mundo contemporaneo e se esqueserem das coisa "velhas
  2. porque os os familiares não querem assumir a responsabilidade de cuidar dos idosos
  • estao sujeitos a higiene precária
  • a violências física e mental
  • a falta de alimentação
  • e a falta de cuidados com a saude

familiamariano18: Obrigada!!!
Perguntas similares