De maneira geral, o juro pode ser entendido como o preço pago pelo uso de um capital por certo período de tempo. Em outras palavras, representa o valor da remuneração de um investimento ou o valor pago pelo empréstimo de um capital. O juro é normalmente expresso em unidades monetárias (em Real - R$, por exemplo). Todo empréstimo ou aplicação de dinheiro envolve um sacrifício de adiar um consumo ou gasto, devendo, portanto, haver remuneração através da cobrança de juros. Por sua vez, a taxa de juro é o coeficiente que determina o valor do juro, isto é, a remuneração do fator capital utilizado durante certo período de tempo. ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira: Edição universitária. São Paulo: Atlas, 2017. Considerando essa contextualização, verifique as afirmativas abaixo, com relação às variáveis que são influenciadas pela taxa de juros. I. Quanto maior a inflação, maior a taxa de juros. A inflação é um fenômeno que corrói o capital, determinando um volume cada vez menor de compra com o mesmo montante; II. A taxa de juros influencia o risco envolvido na operação (empréstimo ou aplicação), representado genericamente pela incerteza com relação ao futuro, quanto maior o risco, potencialmente maior a taxa de juros. III. Os juros devem gerar um lucro (ou ganho) ao proprietário do capital como forma de compensar a sua privação por determinado período de tempo. Este ganho é estabelecido basicamente em função das diversas outras oportunidades de investimentos e definido por custo de oportunidade.
Respostas
I, II e III.
I. Quanto maior a inflação, maior a taxa de juros. A inflação é um fenômeno que corrói o capital, determinando um volume cada vez menor de compra com o mesmo montante;
CERTO. É o que acontece com a Taxa Básica de Juros da Economia (SELIC). Na prática, dependendo da oscilação dessa taxa de juros - para mais ou menos -, os preços das matérias-primas e produtos podem ficar cada vez mais caros ou baratos. Isso ocorre porque a Taxa SELIC é responsável por controlar a inflação na economia nacional.
II. A taxa de juros influencia o risco envolvido na operação (empréstimo ou aplicação), representado genericamente pela incerteza com relação ao futuro, quanto maior o risco, potencialmente maior a taxa de juros.
CERTO. No caso de um empréstimo voltado para o longo prazo, as taxas de juros tendem a ser bem maiores, pois o risco de o tomador (pessoas física ou jurídica) não pagar é bem maior.
III. Os juros devem gerar um lucro (ou ganho) ao proprietário do capital como forma de compensar a sua privação por determinado período de tempo.
CERTO. Porque os juros representam a remuneração da instituição financeira. Desse modo, o juro faz referência ao ganho financeiro que o investidor terá por deixar o seu capital "trabalhando por um certo tempo".
Vá e vença!