juri simulado socialismo x capitalismo o que as testemunhas devem falar ? ( socialismo) ME AJUDEM!!
Respostas
EDUCAÇÃO
“Júri simulado, uma proposta interdisciplinar”
Atividade desenvolvida com o objetivo de debater temas pertinentes no formato de um júri, possibilitando que os alunos sejam protagonistas na história.
Everaldo José Pereira
PUBLICADO EM
1 de novembro de 2013
AUTOR
Everaldo José Pereira
Mineiro, 40 anos, duas décadas destinadas à educação. Apaixonado pelo exercício da docência e trabalhando para ampliar as competências e habilidades dos alunos.
O Júri Simulado é uma proposta que tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas como: aborto, maioridade penal, pena de morte, JK: Herói ou vilão, socialismo ou capitalismo, inclusão ou meritocracia, Lei de Cotas, royalties do Pré-sal, festas open bar, dentre outras temáticas. A atividade desenvolvida há 12 anos conta com juiz, jurados, testemunhas, advogados, promotores, debates, convidados e ao final a esperada sentença. Já realizamos 14 júris na escola e todos com resultados satisfatórios, verificando significativa evolução das atividades nos últimos anos devido ao envolvimento do corpo docente e discente, inclusive dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), trabalhando alguns conhecimentos abstratos e tornando-os concretos na vivência dos educandos, buscando a construção de um saber permanente.
Os alunos se apoiam em várias tecnologias, pesquisas, vídeos, teses, entrevistas, ensaios, discussões, até mesmo “espionagem” do grupo “adversário”. A escola vivencia debates de alto nível, um “show” de domínio, harmonia e dedicação. Neste ano realizamos um Júri com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com o tema “Festas Open Bar”, abordando o consumo, a violência, os acidentes de trânsito, a dependência, os direitos de liberdade, o artigo 5º da Constituição e o livre arbítrio. A participação era exclusiva dos