• Matéria: História
  • Autor: karolinesimoes7
  • Perguntado 7 anos atrás

A instituições políticas da democracia liberal (1946-1964) construídas com o "golpe de estado" favoreceu a instabilidade dos governos?

Respostas

respondido por: jhonathanalvesamorim
0

Explicação:

Os interesses econômicos dos Estados Unidos e a segurança interna no Brasil entre 1946 e 1964: uma análise sobre os limites entre diplomacia coercitiva e operações encobertas

Paulo Romeu Braga

Analista de Informações, ex-funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

RESUMO

O presente estudo parte da premissa de que, para garantir o acesso a fontes de matérias-primas, que lhe permitiriam manter o poderio econômico e militar no futuro, os Estados Unidos tinham a necessidade de possuir o controle sobre a segurança interna brasileira. Elencando fatos e situações que evidenciavam esse interesse econômico nas ações dos organismos governamentais norte-americanos, mesmo os que aparentemente não tratavam da questão, como é o caso da CIA e do Pentágono, o estudo busca amparo, embora superficialmente, nas doutrinas de contenção e de reserva estratégica para ao final concluir que, em razão da ausência de uma ideologia de segurança nacional e de mecanismos governamentais de alerta, a segurança interna brasileira foi conduzida pelos Estados Unidos durante as duas primeiras décadas da Guerra Fria.

Palavras-chave: Política Exterior; Brasil; Estados Unidos; Segurança interna brasileira; Interesses econômicos norte-americanos.

respondido por: warleyalissondocarmo
0

Resposta:

A Democracia Liberal recebe diversos nomes, desde mais tradicionais, como “democracia constitucional”, passando por “república constitucional”, “democracia representativa”, “república democrática” e “república representativa”. Esses nomes variam  conforme a linha do autor que está conceituando o assunto.

Explicação:

Perguntas similares