Respostas
Níveis Tróficos
Cada etapa de uma cadeia alimentar é chamada de nível trófico. Podemos classificar estes níveis em 3 tipos distintos:
Produtores
São organismos autótrofos porque utilizam a luz solar, gás carbônico e água (moléculas inorgânicas) para produzir matéria orgânica (glicose) através do processo de fotossíntese. Por produzirem o próprio alimento e não precisarem se alimentar de outros seres vivos, ocupam o primeiro nível de uma cadeia alimentar. Os produtores também são os introdutores de energia na cadeia alimentar, energia que será repassada de um organismo a outro ao longo da cadeia.
Consumidores
São heterótrofos porque dependem dos produtores, já que não produzem seu próprio alimento. Eles se alimentam de plantas ou de outros animais. Dessa maneira, classificam-se em consumidores primários ou herbívoros quando se alimentam somente de organismos autótrofos e de consumidores secundários ou carnívoros quando se alimentam dos herbívoros. Consequentemente, um consumidor terciário é aquele que se alimenta dos consumidores secundários e, assim, sucessivamente.
Decompositores
São representados pelas bactérias e fungos, ocupando o último nível trófico da cadeia alimentar. Eles transformam a matéria orgânica, em decomposição, em moléculas inorgânicas que serão novamente utilizadas pelos produtores. Esse mecanismo fecha o ciclo que garante a manutenção da vida na biosfera através do reaproveitamento de nutrientes de um organismo para outro, de maneira unidirecional dentro da cadeia alimentar.
Vale salientar que alguns animais consumidores, como urubus e siris, alimentam-se de organismos mortos e cadáveres, porém, eles não são organismos decompositores e são classificados como necrófagos.