Frans Post chegou ao Brasil em 1637 e integrou o grupo de artistas ligados à administração holandesa sob o comando de Maurício de Nassau. Paisagens, cenas cotidianas e personagens foram os temas principais representados por Post durante os anos vividos no Brasil. Observe atentamente a imagem abaixo, de sua autoria, e depois responda às questões propostas.
a) Identifique na pintura: a instalação representada; a força motriz utilizada; a mão de obra predominante e o produto processado.
b) Depois de estabelecidos em Pernambuco, os holandeses conquistaram Angola. Qual era a articulação entre essas duas regiões?
Respostas
A - A instalação representada é um Engenho, um dos principais centros produtivos do Brasil Colônia no Século XVII. A força matriz aqui é o curso do rio, que empurra o mecanismo que faz o processamento do açúcar, a mão de obra predominante é a mão de obra escrava (que é vista largamente na ilustração) e o produto processado era o melaço, que podia fazer ou cachaça ou açúcar, que eram comercializados na Europa.
B - Angola era um porto de exportação de escravos para o Brasil, de modo que o controle de Angola garantia a diminuição dos custos produtivos.
Resposta:
a) Trata-se de um engenho; a moenda é a instalação movida pela água; a mão de obra predominante é a escravidão africana e o produto processado é a cana-de-açúcar.
b) Angola fornecia mão de obra para a região canavieira de Pernambuco.
Explicação: pllural