• Matéria: Sociologia
  • Autor: lidianesta
  • Perguntado 7 anos atrás

O sociólogo Florestan Fernandes, assim como os intelectuais que protagonizaram os espaços acadêmicos, promoveram reflexão sobre os objetivos do conhecimento e papel dos intelectuais para o desenvolvimento (ou não) uma sociedade. Pensando na importância dos sujeitos no processo de construção do conhecimento, Gramsci, diz que, se faz necessário “trabalhar incessantemente para elevar intelectualmente camadas populares cada vez mais vastas, isto é [...] trabalhar na criação de elites de intelectuais de novo tipo, que surjam diretamente da massa e que permaneçam em contato com ela para tornarem-se os seus sustentáculos" (Gramsci, 1978, p. 27). Sem se restringir à formação do intelectual das massas (orgânico), Celso Furtado, disse que cabe aos “intelectuais e cientistas, balizar os caminhos que percorrerão as gerações futuras”(Furtado, 2003, p.3). Os autores indicados, partiram de um mesmo ponto, que é justamente o que você deverá problematizar: I - Qual o papel do conhecimento científico? II - Qual o papel do intelectual? III - Existe neutralidade na produção do conhecimento? Tomando como referência as motivações deste Fórum sobre a importância do conhecimento, entende-se que sua reflexão deve se distanciar de “achismos” e se aproximar da fundamentação teórica e metodológica disponibilizada pela disciplina Sociologia Crítica.

Respostas

respondido por: Matheusieti
9

Todo conhecimento científico é objetivo quando desenvolvido seguindo o método corretamente, e, imparcial pois é passivo de controvérsias.

O trabalho possui veracidade até que seja provado o contrário, e, para que isso seja realizado, o pesquisador deve desenvolver corretamente todas as fases, desde a formulação do problema, a criação das hipóteses e as diferentes formas de pesquisa que ele irá tratar esse objeto.

Um fato interessante é que o conhecimento científico é diferente do senso comum, ou conhecimento cotidiano, pois ele atua como uma aprendizagem adquirida de forma popular, normalmente passado pelas gerações ou por um determinado tipo de grupo.

Perguntas similares