Com relação ao Pedagogo, podemos mencionar que, no período de instalação do Regime Militar, se preceituou a hierarquização das funções. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9394/96, muda-se o papel do pedagogo, sendo este considerado unitário. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República, Brasília, 1988. BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República, Brasília, 1996. Posto isso, a função do Pedagogo Unitário é:
da escola. É um profissional que, aliado ao professor, enfrenta alguns
desafios que a realidade impõe (URBANETZ; SILVA, 2008, p. 45).
Respostas
A importância do profissional pedagogo em ambientes não formais de ensino e aprendizagem é por meio do direcionamento do cenário educacional.
O pedagogo unitário deve se organizar para elaboração da formação continuada dos professores visando aliar a teoria a prática.
Por meio dessa capacitação os professores poderão replicar essa ideia e implantar em sala de aula.
Aliar a teoria a prática, significa dar oportunidade ao assunto de comprovar a validação dos resultados obtidos de maneira teórica.
Essa ação além de aumentar o interesse dos alunos, contribui para diminuição da evasão escolar.
Bons estudos!
Resposta:
“O Pedagogo Unitário assume a função de coordenar toda a organização do
trabalho pedagógico e, também, administrativo sem dissociar sua atuação do
caráter formativo.”
página 74 do livro, legenda do foto.
Explicação: