O período do regime militar no Brasil estendeu-se entre 1964 e 1985 e foi permeado por ações que restringiram os direitos de diversas naturezas, como políticos, civis, de expressão e de livre manifestação. Contudo, a ditadura conduziu mudanças em praticamente todas as áreas da sociedade, como em aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos e nas relações de trabalho (GIMENES, 2018). GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, governo e políticas públicas. Maringá-PR: UniCesumar, 2018. Considerando os grupos da sociedade que se mobilizaram para o enfrentamento da ditadura militar e buscaram a retomada da democracia, analise os itens abaixo e assinale a alternativa que reúne os grupos engajados em tal objetivo: I. Movimentos de trabalhadores rurais. II. Movimentos de mulheres. III. Sindicatos. IV. Movimento pelo combate à fome. V. Movimento “cara-pintadas”. VI. Movimentos de estudantes. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II, III e V, apenas. Alternativa 2: II, III e V, apenas. Alternativa 3: III, IV e VI, apenas. Alternativa 4: I, II, III e VI, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV, V e VI.
Respostas
Alternativa 4: I, II, III e VI, apenas.
O período do regime militar no Brasil durou de 1964 a 1985, foi acompanhado por ações que visavam a restrição dos direitos de natureza diversa, como por exemplo, políticos, civis e de livre manifestação.
Diversos grupos da sociedade apresentaram mobilização para o enfrentamento da ditadura militar, entre eles temos: Movimentos de trabalhadores rurais, Movimentos de mulheres, Sindicatos e Movimento pelo combate à fome.
Bons estudos!
Resposta:
alternativa 4 = I, II, III e VI
Explicação:
conforme págs. 148 a 152, mais pág. 180 do livro
o combate 'a fome e os "caras-pintadas" são movimentos já pós ditadura.
"Ainda segundo a autora, também na década de 90, ocorreram movimentos de destaque, como o de “Ética na Política”, que contribuiu para o ressurgimento do movimento estudantil dos “cara-pintadas” e se destacou no processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, a “Ação da Cidadania contra a Fome”, que segue em atividade até os dias atuais, e ainda destacaram-se movimentos sociais com pautas de minorias (mulheres, negros e indígenas) e relacionadas ao meio ambiente e às políticas públicas de educação e saúde."