Respostas
Em "Marieta", de Castro Alves, podemos evidenciar o destaque da mulher como figura sensual e erótica, que é desejada pelo eu lírico por sua grande sensualidade e beleza.
A idealização amorosa portanto é aprentada como grande tema de suas composições, juntamente com o alto nacionalismo que está presente nas suas obras. Assim, é considerado Poeta dos escravos e um dos últimos poetas antes do realismo.
O poema Marieta de Castro Alves é parte da 2.º e 3.º geração do Romantismo, e essa classificação é possibilitada pela explicitação do corpo de Marieta, um dos nomes das namoradas do autor.
Trata-se de um soneto metrificado feito também para ser declamado socialmente, onde as figuras de comparação e a presença de assonâncias garantem musicalidade na audição e leitura do poema.
Poema Marieta de Castro Alves
A história é completa, abordando desde o cortejo à Marieta através da serenata, até o encontro dos namorados na casa da moça.
A partir da 3.º estrofe se percebe que o eu lírico avança discretamente pela casa de Marieta, já que antes estava a lhe bajular com serenatas e declamações. A forma da narração revela um amor escondido, especialmente expresso na comparação do casal à Romeu e Julieta.
Segue um trecho do poema:
Como o gênio da noite, que desata
O véu de rendas sobre a espádua nua,
Ela solta os cabelos... Bate a lua
Nas alvas dobras de um lençol de prata...
Mais sobre Castro Alves: https://brainly.com.br/tarefa/3785792