Na abordagem da Tendência Pedagógica Histórico-Crítica, o profissional precisa resgatar os conhecimentos prévios dos alunos para, a partir destes, suprir os conhecimentos popularmente construídos (saberes do senso comum) com os conhecimentos científicos, a fim de que os aprendizes transformem sua realidade social. GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007. Levando em consideração o exposto acima e os princípios da Didática histórico-crítica, assinale a alternativa correta.
Respostas
Restante da questão.
Alternativas
Alternativa 1: Os conhecimentos prévios dos alunos, dentro da Didática histórico-crítica, são descartados ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa 2: Na Didática histórico-crítica, o processo de ensino e aprendizagem acontece por meio da repetição e memorização dos conteúdos historicamente produzidos.
Alternativa 3: O profissional de ensino, fundamentado na Didática histórico-crítica, possui papel secundário em relação à motivação do aluno com os conteúdos científicos.
Alternativa 4: A Didática histórico-crítica tem como objetivo desenvolver exclusivamente a individualidade do aluno ao buscar alternativas de superação das limitações cognitivas.
Alternativa 5: Na Didática histórico-crítica, propicia-se o diálogo e a participação efetiva dos alunos, sem deixar de valorizar a comunicação com a cultura acumulada historicamente.
Alternativa 5.
A abordagem da Tendência Pedagógica Histórico-Crítica é essencial que o profissional educador resgate os conhecimentos prévios, propondo o diálogo e a democratização da pluralidade de ideias.
A partir destes processos, os alunos terão a oportunidade de estarem no centro do processo de aprendizado, ao mesmo tempo em que são instruídos a conhecerem a cultura histórica, faciltiando a formação de opiniões sobre temáticas mais relevantes.