• Matéria: Psicologia
  • Autor: rmst
  • Perguntado 7 anos atrás

As inquietações dos assistentes sociais em relação a prática profissional conservadora, apresenta como principal pressuposto “a ordem burguesa como limite da história”. Essa ordem foi questionada, pois onde a perspectiva tecnicista foi criticada a partir de uma perspectiva crítica a partir do final da década de 70, mais precisamente com o “Congresso da Virada”.

NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós – 64. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
A partir do exposto analise as assertivas que expressa no que consistiu o Congresso da Virada:
.Amadurecimento intelectual com fundamento na eficiência enquanto intervenção institucional.
.A postura ética no processo de intervenção institucional de forma neoconservadora.
.A atuação enquanto intervenção institucional crítica, pois havia a existência da teoria marxista.
.Amadurecimento da perspectiva crítica e vínculo com os interesses dos segmentos explorados.
.A atuação crítica enquanto intervenção institucional.

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

A primeira alternativa está correta.

Junto a complexidade de nossa sociedade atualmente, as relações de cidadania diversas vezes tem interferência de fatores externos conduzidos por uma má gestão política, e, as consequências desse fato são sentidas principalmente nas classes menores, por falta de acesso a educação de qualidade, saúde e até mesmo cultura. 

Por isso, o objetivo do assistente social é fornecer auxílio as demais questões do indivíduo em relação a sociedade ao seu redor, buscando entender as desigualdades sociais, políticas, econômicas, culturais, sob o sistema político que nos rodeia. 

Perguntas similares