A verdadeira escrita (...) seria a escrita espontânea: aquela que proporcionaria à criança pensar sobre as regras que constituem o sistema de escrita” (PICOLLI; CAMINI, 2013) De acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo evolutivo de aprender a ler e escrever, que passa por níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que chegou a criança, em cinco níveis.
Quais são os cinco níveis do desenvolvimento da escrita, explique cada um e cite exemplos.
Respostas
Baseado na teoria de Émilia Ferreiro, o processo de aquisição da linguagem escrita acontece em cinco níveis:
I) Pré-silábico:
No primeiro nível, a criança ainda não estabelece relação entre a escrita e pronúncia dos sons da fala, no entanto, é capaz de compreender a função social da escrita e exerce-a por meio de rabiscos, letras aleatórias e desenhos. Neste nível, a criança associa ideias como a de que para escrever o nome de um objeto pequeno são necessárias poucas letras, e para escrever o nome dos grandes são necessárias muitas letras.
II) Silábico:
Aqui a criança passa a entender que a escrita é uma representação da fala, e não diretamente do objeto. Além disso, também passa a atribuir valor sonoro às letras para representar as palavras e a escrever uma letra para cada sílaba pronunciada.
III) Silábico-alfabético:
Neste nível, a criança percebe que a letra é a menor unidade da palavra e que palavras diferentes se escrevem de maneiras diferentes, além disso, aprendem que as mesmas letras podem se repetir numa mesma palavra. Ainda neste nível, a criança começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas, no entanto, ainda pode apresentar algumas característica da fase silábica e ter dificuldades em separar as palavras dentro de uma frase.
IV) Alfabético:
No nível alfabético inicia-se a percepção de que uma sílaba pode ter duas ou mais letras e de como separar as palavras dentro de uma frase. Existe um bom domínio de silabas, letras e palavras, escrevendo de acordo com a fala e cometendo apenas alguns erros ortográficos.
V) Ortográfico:
Neste nível surge a preocupação com a ortografia, resultando no aprimoramento na escrita. Volta-se maior atenção para particularidades da língua e gradativamente diminuem os erros ortográficos.
Espero ter ajudado, bons estudos.