Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado!
Explicação:
Olfato
O sentido do olfato pode ser afetado devido a alterações no nariz, nos nervos que vão do nariz ao cérebro ou no próprio cérebro. Por exemplo, quando as passagens nasais estão obstruídas devido a um resfriado comum, a capacidade de percepção dos odores pode estar reduzida pela impossibilidade dos odores chegarem aos receptores do olfato (células nervosas especializadas que se encontram na membrana mucosa que reveste o nariz). Tendo em conta que a capacidade olfativa afeta o paladar, as pessoas gripadas costumam achar que os alimentos não têm um gosto bom. Os receptores do olfato podem ser lesionados, temporariamente, pelo vírus influenza (gripe). Algumas pessoas não conseguem sentir cheiros nem sabores durante vários dias, ou mesmo semanas, depois de um surto de gripe e, em casos raros, a perda do olfato ou do paladar torna-se permanente.
Paladar
Na paralisia de Bell (um distúrbio no qual metade da face fica paralisada), o paladar frequentemente fica prejudicado nos dois terços anteriores de um lado da língua (o lado afetado pela paralisia). Mas esta perda pode não ser percebida porque o paladar fica normal ou intensificado no restante da língua. As queimaduras na língua podem destruir, temporariamente, as papilas gustativas. Distúrbios neurológicos, inclusive a depressão e convulsões, podem prejudicar o paladar.
A distorção do paladar (disgeusia) pode ser causada por uma inflamação das gengivas (gengivite) e por muitas das mesmas condições que resultam em perda do paladar e do olfato, incluindo a depressão e as convulsões.