• Matéria: Física
  • Autor: vkavaharada
  • Perguntado 7 anos atrás



Um ciclista profissional estava fazendo uma viagem pela África. Ele passou por
um rio de 1,5 m de profundidade levando a bicicleta acima de sua cabeça. Às margens do rio,
havia uma estrada. Depois de algum tempo pedalando, o ciclista avistou um guepardo (o felino
mais rápido do mundo) deitado no meio dessa estrada à frente, a 600 m do rio. Sua única
chance de sobrevivência seria voltar para o rio antes de ser alcançado pelo felino. O ciclista fez
meia volta e começou a acelerar atingindo sua velocidade limite, 54 km/h, a 300 m do rio, no
exato momento que o guepardo arrancou com 10 m/s² na caça de sua presa (o ciclista). Ao
alcançar a velocidade limite, o ciclista manteve-se em movimento uniforme. O guepardo
também passou a desenvolver um movimento uniforme, mas só quando alcançou 108 km/h.

a)Qual a distância entre os móveis quando o guepardo deixou de acelerar?
b) O guepardo consegue alcançar o ciclista antes deste chegar ao rio? Caso sim,
identifique a que distância do rio isso acontece. Caso não, identifique a distância entre
os móveis quando o ciclista chegou ao rio.

Anexos:

Respostas

respondido por: GuiMR1
0

Resposta: a) 255m,b) Os dois se encontram na margem do rio, em 17s,600m com referencial no ponto de partida do guepardo, onde ele estava deitado.

Explicação: Acho que é isso kk, também está estudando para a segunda fase da ONC??

Anexos:

Jararaxx: Brother, existem certas considerações equivocadas na sua resolução:
Jararaxx: Você calculou o deslocamento do Guepardo na letra A) considerando que ele tinha um Movimento Uniforme, sendo q o movimento dele é acelerado (MUV), logo ao invés de utilizar a equação horária da velocidade do MU (a q vc utilizou) vc deveria ter utilizada a equação horária do deslocamento no MUV ( S= So+ Vo.T + a.t2/2) dai vc encontraria um deslocamento de 45 m e não 90 metros.
Jararaxx: Portanto, 345-300 vc tem uma diferença de 300 metros entre eles quando o guepardo começou a ter uma velocidade constante (antes ele n tinha). Na letra B) vc tem que perceber que é mais efetivo começar a contar a partir do momento que o Guepardo alcança sua velocidade constante (30 m/s), Porque ai sim vc consiguirá comparar se um alcança ou não o outro.
Jararaxx: Como o ciclista está a 345m, vc utiliza a função horária do deslocamento do MU (S= So+ V.T), onde "S" é o 600 m, "So" vale 345 m e o "V" vale 15 m/s. Encontra um tempo de 17 segundos até o ciclista alcançar a borda. Nesse mesmo tempo o Guepardo parte dos 45 m q ele começou a ter 30 m/s como velocidade constante,

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/23236681#readmore
Jararaxx: então vc aplica a função horária do deslocamento do MU (S= So+ V.T) no Guepardo tbm, onde "S" é a sua icógnita, "So" vale 45 m, o "V" vale 30 m/s e o "T" é os 17 segundos que o ciclista leva pra alcançar a borda, vc ai notar que o Guepardo vai se deslocar e parar no ponto 555 m nesse tempo com a sua velocidade constante de 30 m/s. Logo, a distância entre eles é de 45 metros quando o ciclista chega na borda do rio.
GuiMR1: Obrigadão pela resolução, mano!
respondido por: Jararaxx
2

Resposta:

Explicação:

Calcule com a equação de Torricelli quanto o Guepardo deslocou até alcançar uma V= 30 m/s, ele vai ter deslocado 45 m. Depois descubra o tempo que isso levou usando a Equação horária do deslocamento do MUV, achando um tempo de 3 s. Com esse tempo vc utiliza a Equação Horária do deslocamento no MU, utilizando o tempo de 3s, vai descobrir que ele deslocou do ponto 300 m até o ponto 345 m.

Portanto, 345-300 vc tem uma diferença de 300 metros entre eles quando o guepardo começou a ter uma velocidade constante (antes ele n tinha). Na letra B) vc tem que perceber que é mais efetivo começar a contar a partir do momento que o Guepardo alcança sua velocidade constante (30 m/s), Porque ai sim vc consiguirá comparar se um alcança ou não o outro. Como o ciclista está a 345m, vc utiliza a função horária do deslocamento do MU (S= So+ V.T), onde "S" é o 600 m, "So" vale 345 m e o "V" vale 15 m/s. Encontra um tempo de 17 segundos até o ciclista alcançar a borda. Nesse mesmo tempo o Guepardo parte dos 45 m q ele começou a ter 30 m/s como velocidade constante, então vc aplica a função horária do deslocamento do MU (S= So+ V.T) no Guepardo tbm, onde "S" é a sua icógnita, "So" vale 45 m, o "V" vale 30 m/s e o "T" é os 17 segundos que o ciclista leva pra alcançar a borda, vc ai notar que o Guepardo vai se deslocar e parar no ponto 555 m nesse tempo com a sua velocidade constante de 30 m/s. Logo, a distância entre eles é de 45 metros quando o ciclista chega na borda do rio.

Perguntas similares