• Matéria: Direito
  • Autor: beatrizdossanto5583
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia atentamente o trecho a seguir:No Brasil só pobre se orgulha de ver o filho trabalhando aos 18 anos. A classe média prefere ver o filho apenas estudando – de preferência, no exterior. Trabalha quem precisa, estuda quem pode. O que nos falta em ética do trabalho, compensamos com uma legislação trabalhista forte, que trata de proteger os trabalhadores de seu desprestígio social.As domésticas brasileiras, porém, pareciam viver no pior país dos mundos: nem seu trabalho era valorizado, nem a legislação trabalhista as protegia dos abusos. A partir de [...] outubro de 2015, quando começa a ser obrigatório o pagamento do FGTS para empregados domésticos, encerra-se um demorado processo de abolição da desigualdade: a categoria passa finalmente a gozar de todos os direitos dos outros trabalhadores. Por que demoramos tanto? (LAITANO, Claudia. Zero Hora, 05/09/2015, p. 4).Segundo a autora, podemos entender que o trabalho significa:

Respostas

respondido por: maarigibson
1

As relações entre patrão e empregado, no Brasil, foram marcadas por dominação e exploração, pois as trabalhadoras do lar gozavam de pouca ou quase nenhuma proteção, sendo um grande exemplo disso os “quartos de serviço” presentes em grande parte dos apartamentos e casas de alto padrão mais antigos.

A alternativa correta é “a autora se refere aos direitos trabalhistas das empregadas domésticas que incluem o resgate da desigualdade existente no Brasil em relação a essa profissão.

respondido por: gabrielabrazm
0

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

Com a legislação sobre o emprego doméstico se fez o reconhecimento de uma profissão importante para a sociedade brasileira.

Perguntas similares