1. Cite 3 cidades brasileiras que sofrem com o problema de formação do 'smog'?
2. Como você acha que o problema poderia ser resolvido depois de formada a
"nuvem" do smog sobre uma cidade?
3. Por que o smog fica estagnado sobre o centro urbano preso a cidade?
4. Quais as medidas que podem ser tomadas para evitar a formação do smog?
5. Quais as diferenças entre a smog que se forma em São Paulo e a fumaça que
escureceu o céu da capital paulista há algumas semanas?
Respostas
Questão 1:
Cubatão, Campinas e São José dos Campos, todas localizadas no estado de São Paulo.
Questão 2:
Já existem pesquisas na área que estudam montar enormes borrifadores em cidades afetadas pelo smog, e as chamadas "técnicas de semeadura de nuvem", com intuito de "fazer chover".
Atualmente, cidades como Pequim possuem métodos ara combater o smog como “chuveiros” gigantescos nos arranha-céus.
Também existem avanços na área do uso de dióxido de titânio, pois ele é capaz de reagir com óxidos de nitrogênio, um dos principais compostos na produção da poluição atmosférica. Os nanotubos de dióxido de titânio sugam o NOx e o convertem em ácido nítrico, relativamente inofensivo quando não está na atmosfera.
Questão 3:
A Inversão Térmica impossibilita a dissipação do Smog, pois faz com que a temperatura aumente proporcionalmente a altitude, em contraposição à condição normal, que é diminuir com a altitude.
Estas inversões afetam freqüentemente as camadas finais de ar junto à superfície do solo, e quando ocorre em centros urbanos, impede o ar poluído de se dissipar.
Questão 4:
Seguir as recomendações dos órgãos que regulamentam as questões relativas ao meio ambiente quanto aos números máximos de emissão de poluentes na atmosfera.
Questão 5:
A fumaça que observamos há algumas semanas era proveniente de queimadas. Apesar dessas queimadas também lançarem poluentes na atmosfera, ela não era o efeito smog.
Espero ter ajudado, bons estudos.