Na rotina escolar, o currículo é um documento fundamental, que orienta a prática pedagógica e indica os caminhos do desenvolvimento das atividades escolares. Assim, quando falamos de diversidade escolar, é necessário que o currículo se estabeleça de forma flexibilizada, para atender as necessidades de cada aluno sem se tornar um documento vago e empobrecido.
Quais adaptações ao currículo podemos mencionar, de forma que esteja garantida a participação de todos os alunos, bem como o melhor aprendizado?
Adaptações de materiais e organização do espaço, já que os professores não têm autonomia para modificar além dessas áreas.
Retirada de conteúdos do currículo, já que, dadas as necessidades, os alunos não conseguem acompanhar a mesma quantidade de conteúdos dos outros alunos.
Retirada de conteúdo do currículo e adaptações de avaliação, de acordo com o plano de desenvolvimento individual.
Modificação de objetivos, pois os alunos com diferentes modos de aprender não chegam aos mesmos objetivos que ou outros ditos “normais”.
Adaptação de conteúdo de acordo com a capacidade do aluno, não exigindo além do que ele consegue executar..
Respostas
Sobre a melhor forma de realizar adaptações no currículo, a resposta correta é: "Modificação de objetivos, pois os alunos com diferentes modos de aprender não chegam aos mesmos objetivos que ou outros ditos “normais”."
Se pararmos para analisar, o currículo por vezes estabelece objetivos fora da realidade em que a escola vive, e outros muito utópicos. Modificar os objetivos, gera uma mudança na maneira de pensar sobre educação, pois entende que cada sujeito é diferente, vem de uma realidade diferente e se desenvolve de maneira diferente. É necessário reconhecermos as particularidades do aluno, e traçar objetivos a partir disto, para ajudá-lo a se desenvolver.
retirada de conteúdo do currículo e adaptações de avaliação, de acordo com o plano de desenvolvimento individual.