Respostas
Resposta:
O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele é constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório. Além disso, ele possui outras funções como a proteção de células imunes, pois atua junto ao sistema imunológico.
Resposta:
O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, linfonodos e linfa. Além de levar de volta para o sangue o líquido extravasado dos capilares sanguíneos, o sistema linfático absorve gorduras no intestino e tem participação especial na defesa do organismo.
Explicação:
O sistema linfático é composto pelos vasos linfáticos. Eles estão distribuídos por todo o corpo, localizados mais precisamente entre as células dos tecidos. Estas são banhadas pelo líquido tissular, que sai dos capilares sanguíneos, nutrindo e oxigenando-as; e depois retorna à corrente sanguínea, levando consigo gás carbônico e excreções.
Desse processo, fica ali certa quantidade desse líquido, que extravasou dos capilares. Os vasos linfáticos, então, captam esse excedente, devolvendo-o à circulação sanguínea. Para que isso ocorra, tal líquido é direcionado para dois ductos linfáticos, localizados na região torácica, e que se unem a duas veias, chamadas subclávias.
Além dessa missão, os vasos linfáticos também absorvem gorduras do intestino, transportam resíduos para serem eliminados, e ajudam na defesa do organismo contra agentes estranhos.
O calibre dos vasos linfáticos varia bastante, mas todos eles têm fundo cego. Em certos locais, eles apresentam linfonodos, também chamados de nódulos linfáticos. Estes, de formato esférico e aspecto esponjoso, revestidos por tecido conjuntivo; funcionam como uma espécie de filtro, retirando micro-organismos que podem estar presentes no fluido transportado pelos vasos linfáticos, destruindo-os.
Para tal, ao identificar a presença de tais seres vivos, os linfonodos multiplicam ativamente o número de leucócitos em seu interior, principalmente linfócitos e macrófagos. Por tal motivo, eles aumentam significantemente de tamanho, formando o que denominamos popularmente de íngua.
O excesso de líquido tissular, ao entrar nos vasos linfáticos, passa a ser chamado de linfa. Tal substância, de cor esbranquiçada, tem constituição celular bem parecida com a do sangue, embora seja desprovida ou se apresente com poucas hemácias, e haja uma concentração maior de linfócitos, muitos deles oriundos dos linfonodos.
Um órgão de nosso corpo rico em linfonodos é o baço. Outras regiões nas quais eles são encontrados são as tonsilas palatinas (outrora chamadas de amígdalas), axilas, pescoço, virilha, timo e medula óssea.
Basicamente o sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, linfonodos e linfa. Além de levar de volta para o sangue o líquido extravasado dos capilares sanguíneos, o sistema linfático absorve gorduras no intestino e tem participação especial na defesa do organismo.