• Matéria: História
  • Autor: heitor135792468
  • Perguntado 7 anos atrás

“Em algumas cidades-Estado e regiões do Mediterrâneo, como a Itália central ou a Sicília, a escravidão mercadoria adquiriu uma importância considerável. Os escravos tornaram-se uma parcela significativa da população: algo perto de um terço da população total, como uma estimativa modesta. Tornaram-se, igualmente, a principal força de trabalho dentro dessas comunidades, praticamente monopolizando os serviços domésticos, não diretamente produtivos, e tendo uma importância crescente na produção artesanal e, sobretudo na Itália e na Sicília, na produção agrícola destinada ao mercado.”

GUARINELLO, Norberto Luiz. Escravos sem senhores: escravidão, trabalho e poder no mundo romano.



No fragmento acima o historiador Norberto Guarinello discorre sobre escravidão dentro da sociedade romana. Sabe-se que a mesma foi bastante diferente da escravidão colonial perpetrada pelos portugueses no mundo moderno. No mundo antigo, os escravos:

A)provinham de endividamento ou da derrota em batalhas.
B)participavam mesmo que minimamente da política.
C)detinham direitos econômicos, sociais e políticos.
D)podiam acender socialmente adquirindo direitos políticos.
E)eram considerados inferiores devido a sua raça e cor de pele.


Respostas

respondido por: iarinhadentinha
1

Resposta:

Letra A (Aprovinham de endividamento ou da derrota em batalhas.)

Explicação:

A camada mais inferior da sociedade romana era composta por escravos. Os mesmos não possuíam nenhum direito político, além de serem considerados propriedade. O indivíduo poderia ser tornar escravo por ser derrotada em guerra, se tornando prisioneiro, ou por dívida, entre outros. No campo eram mão de obra para a agricultura e nos centros urbanos realizavam tarefas diversas como cozinheiros, carregadores e artesãos.

respondido por: todoroki1shoto
0

Resposta:

LETRA A

Explicação:

Perguntas similares