Qual o papel do jovem como cidadão na sociedade? (quanto maior for o texto melhor, preciso para oratória)
Respostas
Resposta:
O Brasil tem ¼ de sua população formada por jovens. São 50, 5 milhões de brasileiros na faixa etária entre 15 e 29 anos (dados do IBGE). Nunca tivemos e, conforme apontam estudos demográficos (se a tendência se mantiver) não teremos no futuro, tantos jovens como hoje. Esses dados seriam extremamente positivos se o país estivesse preparado para dar educação, qualificação profissional e empregos para todos.
Infelizmente, a realidade é outra: quase metade dos desempregados do país é jovem (IBGE); 1/5 deles já tem filhos e, em média, ganham menos da metade do que ganham os adultos. Falta acesso ao ensino médio e profissionalizante e, em conseqüência disso, faltam empregos e segurança. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% da causa de morte nesta faixa etária são em função da violência (homicídios), de acidentes no trânsito e de suicídio, portanto causas externas evitáveis.
O país precisa cuidar melhor de sua juventude, mas para tanto, é necessário que toda sociedade se envolva nas discussões que ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal, preparando a Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá em abril de 2008. A classe política deve elaborar em parceria com a sociedade um conjunto de políticas públicas que conduzam o jovem a um futuro digno
A juventude é uma construção social, que está fundada sobre uma má imagem, sobre um paradigma que a própria sociedade cunhou sobre a imagem publica do atual jovem. O bem estar dos jovens atuais decaiu, porém não é surpreendente que o estereótipo publico sobre o jovem seja hostil. Nossa própria sociedade moldou-os sobre a alcunha de que os jovens e adolescentes são aborrecentes.
Às vezes parece que o jovem está sendo usado para justificar a negligência de uma sociedade que os deixou de lado, é como se os jovens estivessem sendo usados para desculpar uma geração que os está abandonando. A avalanche de informações negativas aglutina o medo, canaliza o temor e a raiva do público sobre o jovem.
O que percebemos são jovens sem uma visão de perspectivas positivas para o futuro. O cenário desolador apontado pelos jovens inclui dificuldades para entrar no mercado de trabalho, entre outras, como violência e problemas no relacionamento com a família.
Os jovens, realisticamente, percebem que não existem oportunidades iguais para todos, as oportunidades para crescimento profissional e educacional são marcadas pela vivência educacional e pelo contexto sócio-cultural, resultando que os jovens que tem condições de freqüentar uma escola particular revelam melhores chances de crescimento profissional e melhores expectativas quanto ao futuro.
Mesmo para os que, entre nós, consideram-se crescidos, pensar sobre juventude envolve pensar sobre nós mesmos, sobre o que éramos e somos, sobre o que poderíamos ter sido e sobre o que esperamos ser. Na vida real, os jovens mudam muito seus pensamentos, desejos e ações, pois esta diretamente ligado a uma sociedade, e não pode ser compreendido e solucionado separadamente.
A idéia básica do texto, é de que o jovem, é o tempo todo um membro da sociedade e seu papel, por sua vez, consiste numa guerra interna e externa cuja batalha central é a formação da identidade. Parece-nos importante concluir que nossa geração esta se omitindo de transmitir aos jovens o sentimento de que o indivíduo tem valor e maneiras positivas e realistas de pensar sobre si, sobre os outros e sobre a sociedade, daí a necessidade de se dar mais atenção às opiniões dos jovens.
Explicação:
Resumindo a importancia do jovem para a sociedade e fundamental tanto para movimentar o mercado de trabalho quanto para manter a piramide hereditaria jovem, tornando assim o pais jovem e produtor, Pois quanto mais jovens trabalhando para cobrir as despesas da sociedade mais velha que ja esta aposentada melhor para o pais!
Espero ter ajudado :D