Respostas
Resposta:
São muitos os fatores que proporcionam o adoecimento das plantas, tanto em produções urbanas como em produções rurais. Ex: Fungos, virus e bacterias, nemaitodes, deficiência de nutrientes.
Explicação:
Fungos: Entre os principais causadores, os fungos são responsáveis por cerca de 70% das devastações causadas por doenças na agricultura.
Sua propagação é feita através de esporos e por se tratar de fungos, conseguem sobreviver sem a presença de uma planta, ou seja, conseguem se instaurar no solo e ali permanecer até a chegada de uma planta saudável.
Vírus e bactérias: Em seguida, podemos citar os vírus e bactérias, os quais precisam da planta para manterem-se vivos através de relações simbióticas. Esses causadores se utilizam de áreas adoecidas ou até mesmo pequenas ranhuras causadas por demais insetos em uma planta como porta de entrada.
O vírus contamina as plantas através de seu organismo, já a bactéria é um causador menos frequente pois depende das Condições Normais de Temperatura e Pressão para sobreviver.
Já a bactéria pode realizar todo tipo de dano, inclusive destruindo a plantação.
Nemaitodes: Vale citar também os nematoides, que depositam seus ovos na planta e causam a devastação nas áreas devido à ação de suas larvas.
Uma cultura atingida por nematoides pode permanecer danificada por mais de 30 anos, por isso é importante que o produtor fique atento aos sintomas.
Nem todos os nematoides são prejudiciais, algumas espécies, por exemplo, são utilizadas no controle biológico de pragas
Deficiência de nutrientes: A deficiência de nutrientes também é um dos fatores cruciais para a acomodação de pragas e doenças em uma cultura. Não são apenas os organismos vivos que atingem uma plantação, a forma como a mesma é estruturada é que dará ou não espaço para a instalação de novas doenças.
Uma planta bem estruturada consegue lidar sozinha com as pequenas dificuldades ao longo do seu desenvolvimento.