Respostas
Resposta:
aqui tem 10
•Lítio: utiliza-se para obtenção do trítio (isótopo de hidrogénio), como componente de ligas (com alumínio e magnésio) e como catalisador em reações de química orgânica. É também utilizado na construção de baterias. O isótopo 6Li emprega-se como deutero-hidreto de lítio em bombas de hidrogênio.
O brometo de lítio usa-se como sedativo, o carbonato de lítio contra a gota e o citrato de lítio para o tratamento de estados depressivos.
•Potássio: Apesar de ser utilizado desde a Antiguidade na fabricação de sabão caseiro, sua descoberta como elemento químico ocorre somente em 1807, por obra do cientista britânico sir Humphry Davy, que, por meio da passagem de uma corrente elétrica por uma pilha voltaica em meio a uma solução de potassa cáustica em água, conseguiu isolar o elemento pela primeira vez.
•Cálcio: É utilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo, e como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio. É também usado na indústria em sínteses de obtenção e purificação de outros metais.
•RÁDIO: Atualmente a utilização do rádio é bastante pequena, pelo motivo de ser muito raro dificilmente está disponível comercialmente e de ser extremamente perigoso, pois mesmo em quantidades ínfimas ainda é perigoso. No passado, era utilizado na fabricação de tintas luminescentes para marcadores de relógios e manômetros e na forma do sal cloreto de rádio; na medicina para produção de radônio, usado no tratamento do câncer, porém descobriram-se tratamentos mais seguros e menos dispendiosos.
•ESCÂNDIO: Devido à grande reatividade do metal e ao seu elevado custo, ainda não se encontrou qualquer utilidade substancial para o metal ou para os seus compostos.
•ÍTRIO:Utiliza-se como componente de ligas metálicas e como ítrio fosforoso para dar cores vermelhas em ecrãs de televisão, em filtros de raios X e em supercondutores e superligas.
•TITÂNIO: Utiliza-se no fabrico de vernizes, corantes para plásticos e borracha, em cosmética e como carga no fabrico de papel.
•ZIRCÔNIO:Devido à sua grande resistência à corrosão como consequência da camada de óxido formada, é utilizado para fabricar aparelhos químicos e instrumentos cirúrgicos. O metal é usado em ligas e vidrados coloridos. Os óxidos são usados em cadinhos de fundição, tijolos, cerâmica e abrasivos.
•VANÁDIO: O vanádio encontra-se em pequenas quantidades em muitos minerais de ferro e, mais raramente, como sulfureto sob a forma de vanadatos. O ferrovanádio é uma liga composta por cerca de 50% de vanádio, utilizada no fabrico de aços de vanádio, que se destacam pela sua dureza especial e resistência mecânica.
•NIÓBIO: Utiliza-se em ligas de aço e no fabrico de elétrodos.