Respostas
Resposta:
Perda da Província Cisplatina e as dificuldades econômicas abalaram o prestígio do imperador. Além disso, ele se envolveu na disputa do trono de Portugal, que ficou vago com a morte de seu pai.
O assassinato do jornalista oposicionista Libero Badaró, a mando de policiais ligados ao governo, aumentou a pressão da opinião pública contra D. Pedro I. Diversos incidentes eclodiram em várias províncias.
Sem apoio político, D. Pedro I foi aconselhado a renunciar e abdicar do trono em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho Pedro, que tinha apenas 5 anos de idade.
Explicação:
basicamente: dificuldades econômicas combinadas com a pressão de Portugal
Resposta:
Foi por vários problemas acumulados. Esses problemas (Instabilidade econômica e financeira do país, Guerra da Cisplatina e ataques da imprensa ao imperador) tornaram impossível a permanência de D. Pedro I no trono brasileiro.
Depois de uma viagem que ele fez a Minas Gerais, onde foi friamente recebido, seu retorno ao Rio de Janeiro foi um veradeiro desastre. Que foi quando em uma festa do Partido Português em homenagem ao imperador, partidários e opositores se enfrentaram; esse conflito ficou conhecido como Noite das Garrafadas. Forma três dias de lutas, daí apartir desse momento, a permanência de d. Pedro I no trono do Brasil se tornou insustentável.
Espero ter ajudado!!!