Questão 1
Texto da questão
Objetivos:
• Refletir sobre diferentes atividades com os nomes próprios.
• Promover a leitura, interpretação, reflexão e produção textual a partir das análises realizadas.
• Expressar-se com clareza e adequação.
• Elaborar resposta autoral.
• Conhecer e utilizar de forma correta as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
A VAP 2 intenciona a reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula, atrelada às atividades com nomes próprios, indicadas para no processo de aquisição da base alfabética. Para tanto, leia os textos que seguem:
TEXTO 1: [...] Saber escrever o próprio nome é um valioso conhecimento que fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas. É importante realizar um trabalho intencional que leve ao reconhecimento e reprodução do próprio nome para que elas se apropriem progressivamente da sua escrita convencional. (RCNI, 1998, p. 147, v.3)
TEXTO 2: “[...]a importância da escrita do nome próprio, vem do fato de este significar uma interpretação real, verdadeira e estável de algo singular, o que facilitaria a informação sobre a ordem do conjunto de letras que compõe a palavra que está sendo escrita. A escrita do nome próprio parece ser uma peça-chave para o início da compreensão da forma de funcionamento do sistema de escrita” (Teberosky -1993, p. 35)
Proposta da Atividade:
Após ler os fragmentos apresentados e pesquisar sobre o tema, você deverá elaborar um texto, enumerando/exemplificando 6 tipos de atividades de alfabetização para realizar com o nome próprio. Procure organizar os itens com atividades que:
•propiciam a reflexão sobre a escrita; •propiciam o uso dos nomes como modelos para outras escritas; •envolvam a identificação e a organização.
O texto deverá conter um título; um parágrafo introdutório, argumentando a favor do trabalho com os nomes próprios; elencar os nomes das 6 atividades e um parágrafo de fechamento.
Sugerimos ampliar repertório sobre o assunto em
Critérios de avaliação:
• Atendimento estrito a comanda e objetivos da atividade, isto é, respeito às orientações para elaboração da resposta e às solicitações do enunciado;
• Autoria sobre o texto (não ocorrência de plágio);
• Respeito às normas ortográficas e gramaticais da Língua Portuguesa;
Apresentação de referenciais teóricos consultados de maneira adequada conforme o estabelecido pelas Normas ABNT.
Respostas
respondido por:
5
A prontidão na alfabetização está ligada a leitura e a escrita, logo, a alfabetização e ao letramento.
Porém, devemos atentar a alfabetização de prontidão as escolas atuais, logo, modernas, onde o educador deve ser um facilitador do conhecimento, ajudando com métodos inclusivos e dinâmicos relacionando o aprendizado com questões cotidianas, sendo essa uma maneira mais acessível para o conhecimento do que os métodos tradicionais.
Ela também estará presente na língua portuguesa, a qual os indivíduos irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação, jamais inferior aos demais, apenas diferente, merecendo o respeito e a empatia dos demais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás