A artrite reumatoide afeta cerca de 0,5%–1% da população, e apesar de não haver risco de vida, é uma doença que causa diminuição da qualidade de vida do paciente e leva a graves danos econômicos para a sociedade.
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. O tratamento da artrite reumatoide deve ser realizado apenas em casos de risco de incapacidade funcional, uma vez que as opções de tratamento estão associadas a reações adversas importantes em longo prazo.
II. A artrite reumatoide afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade.
III. Os objetivos principais do tratamento para a artrite reumatoide são: prevenir ou controlar a lesão articular, prevenir a perda de função e diminuir a dor.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III, apenas.
Respostas
Resposta:
II e III, apenas.
Explicação:
Resposta:
II e III. Corrigido pelo AVA
Explicação:
Artrite Reumatoide (AR) que é uma doença autoimune, de caráter inflamatório e de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações, em virtude da erosão óssea e da cartilagem, acometendo mais mulheres adultas. A gravidade da doença costuma ser dividida em: leve, moderada e grave. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da doença e para prevenção de incapacidade funcional e lesão articular irreversível. Podem ocorrer manifestações sistêmicas associadas. A maioria dos pacientes apresenta um curso clínico flutuante, com períodos de melhora e exacerbação. O diagnóstico de AR é estabelecido com base em achados clínicos e exames complementares. Nenhum exame isoladamente estabelece o diagnóstico. O tratamento da AR varia de acordo com características de cada paciente e a efeitos de tratamentos anteriores. Para realizar um tratamento que possa auxiliar o paciente é necessário medir a atividade da doença, considerando fatores como: avaliação dos sintomas e do estado funcional e estudos radiológicos. A AR pode ser conduzida com a soma dos tratamentos não-farmacológicos e farmacológicos. o uso de corticosteroides, embora sintomaticamente eficaz, geralmente é evitado, uma vez que eles não alteram o curso da doença e estão associados a reações adversas importantes a longo prazo.