olá, alguém poderia me fazer uma redação sobre relacionamentos afetivos na atualidade?
amizade, namoro, etc.
é para amanhã.
Respostas
Resposta:
Oii!!
Bem... Eu fiz sobre relacionamentos amorosos (namoro)
Os relacionamentos amorosos nos dias de hoje, é possível observar que ainda existe romantismo nas relações. As pessoas se apaixonam, tem casos amorosos, “ficam”, namoram, se casam, alguns até traem,... porque, precisam viver "a fantasia do amor romântico".
Bem, é da natureza humana se apaixonar, "concretizar seus sonhos", e é também da nossa natureza buscar parceiros afetivos. Vide a explicação de Platão sobre o Mito do Andrógino, segundo o qual, "o ser humano vive na eterna busca por sua metade perdida".
Mas tudo depende da geração. Quanto mais jovem é a pessoa, mais idealista ela é (além da curiosidade em viver o amor romântico), maior será a tendência de vivê-lo (ou sonhá-lo).
Com o passar dos anos, as pessoas (principalmente, quem ainda não conseguiu se realizar num relacionamento amoroso) tendem a continuar na busca ou tornam-se cínicas, do tipo “só quero me dar bem”.
Em tempo: obviamente, esta é uma percepção genérica, pois há sempre uma parcela de pessoas que não se liga muito em romances e relacionamentos da forma aqui referida.
Mas, infelizmente, a rapidez nas relações está mais em as pessoas não conseguirem suportar as frustrações típicas de todo e qualquer relacionamento do que motivadas pelas facilidades atuais do “ficar” sem compromisso.
Ao contrário, as pessoas que tem dificuldades tanto de suportar as frustrações como em relacionar-se, utilizam-se dessas facilidades nas relações da atualidade como escudo para camuflar o que lhes é difícil. E, então, como tudo está facilmente descartável, as pessoas parecem fazer o mesmo com os relacionamentos interpessoais e “amorosos”.
Coloco “amorosos” entre aspas. Na verdade, são muitas aspas; porque, de fato, não existe nada de “amoroso” nesses relacionamentos fugazes, são sempre buscas para complementar partes que lhes faltam através do outro. O que, é óbvio, não funciona, por isso, naturalmente, não perdura.
Este é o ponto que gera – o que chamo de – “desencontros amorosos da modernidade”: as facilidades atuais associadas às dificuldades emocionais e psicológicas.
Bem se achou q ficou grande, pare numa parte!!
Espero ter ajudado ^-^