É possível afirmar que os custos indiretos não dependem da quantidade de serviços ou produtos produzidos. Entende-se, ainda, que custo indireto é aquele que não pode ser atribuído ou reconhecido diretamente a um produto ou serviço. Analise as opções a seguir, identificando qual representa a alternativa correta.
a) O custo indireto pode ser rateado por meio de centros de custos e distribuído por áreas.
b) Quanto menores forem os tipos de produtos e serviços, menor será a quantidade de custos indiretos.
c) Os custos indiretos jamais serão apropriados aos portadores finais.
d) O custo indireto pode ser atribuído às parcelas de custos de cada espécie de bem ou função, no entanto, não pelo processo de rateio.
e) O custo indireto é comum a diversos tipos de bens, sendo possível segregar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência.
Respostas
a) O custo indireto pode ser rateado por meio de centros de custos e distribuído por áreas.
RESPOSTA CORRETA
O custo indireto poderá sofrer um rateio proporcional mediante centros de custos e destinado por setores. Quanto maior for o tipo de produtos e serviços, maior será o volume dos custos indiretos. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais e podem ser atribuídos às parcelas de custo de cada tipo de produto ou função mediante o método de rateio. São atribuídas parcelas de custos a cada tipo de bem ou função, destacando que isso ocorre, sim, por meio de critérios de rateio. O custo indireto é considerado bem simples a vários tipos de bens, no entanto, sem que exista a possibilidade de separar a parcela relativa a cada um, no momento de sua ocorrência.